Carregando

ANOVA, MANOVA, ANCOVA e MANCOVA. Quais as diferenças? Quando indicar?

por Heitor Marques Honório

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (31)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Não sabe a diferença de uma ANOVA, MANOVA, ANCOVA e MANCOVA? Quer saber quais são as diferenças entre estes testes estatísticos comparativos e quando indicar cada um deles?
Se for o seu caso, você não pode deixar de assistir este vídeo até o final e lembre-se sempre, PERGUNTE, mas para responder: PESQUISE!

Acesse também pelo youtube: www.youtube.com/canalpesquise

Disciplina

BAP5753-5 Fundamentos da Pesquisa Científica e Bioestatística

EMENTA

Conceituações metodológicas referentes aos trabalhos de pós-graduação; Ciência, pesquisa e pós-graduação; O processo de orientação; O projeto de pesquisa; Determinação de Delimitação do tema e do problema da pesquisa; Formulação das hipóteses; Elaboração dos procedimentos metodológicos e técnicos; Estabelecimento do cronograma de pesquisa; Logicidade do trabalho científico; Elaboração do raciocínio; Formação dos conceitos; Formação de Juízos; Processos lógicos de estudo. Pesquisa Bibliográfica Conceitos de Pesquisa Bibliográfica; Fases da Pesquisa Bibliográfica; Tema e determinação de palavras-chave e descritores; Seleção de Fontes de informação; Fontes tradicionais e eletrônicas; Localização e obtenção de documentos; Organização e resumo de documentos; Apresentação e Normalização do Trabalho Científico; Normas de Referências bibliográficas; Normas de Citação; Teses e dissertações: apresentação formal; Divulgação do trabalho científico; Formas de divulgação; Critérios de seleção. Introdução à estatística e suas aplicações na área da saúde. Estatística descritiva - população e amostra. Tabulação de dados. Apresentação tabular e gráfica. Elementos das tabelas e dos gráficos. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central: média, mediana, moda. Medidas de variabilidade: variância, desvio padrão, erro padrão, amplitude semi quartil. Medidas de associação e correlação: Qui-quadrado, coeficiente de correlação. Inferência estatística. Introdução à teoria da probabilidade. Distribuições de probabilidade. Distribuição normal e binomial. Teoria dos testes de hipótese. Principais modelos relativos a desenhos experimentais simples. Estimação por intervalo de confiança. Análise de variância. Métodos não paramétricos

Objetivo

Objetivos Gerais: Fornecer subsídios para que o aluno de pós-graduação seja capaz de compreender os princípios que norteiam o desenvolvimento de um trabalho científico; Propiciar ao aluno a capacidade de elaborar e executar projetos de pesquisa científica que atendam às prerrogativas da construção do conhecimento científico e intelectual da sua área de conhecimento. Capacitar o aluno de pós-graduação a executar busca bibliográfica adequada, baseada em instrumentos de informática Propiciar ao aluno conhecimentos básicos de estatística aplicada à pesquisa odontológica. Propiciar ao aluno conhecimentos básicos quanto à divulgação e escrita científicas.

Objetivos Específicos: Oferecer aos alunos, instrumentos para a organização de seus estudos na pós-graduação; Informar sobre os requisitos da relação orientador/orientando no processo de orientação; Caracterizar o projeto de pesquisa em suas diferentes etapas; Capacitar para o planejamento e a execução de pesquisa bibliográfica; Instruir sobre as fontes de informação na área de saúde e suas diferentes formas de acesso e disponibilidade; Apresentar diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos; Discutir aspectos do problema de pesquisa e metodologia dos pré-projetos formulados pelos alunos. Capacitar o aluno para entender e interpretar os conceitos básicos das principais medidas e análises estatísticas, utilizadas na descrição de populações e conjuntos de dados. Orientar a elaboração e normalização dos diferentes tipos de trabalhos científicos. Orientar sobre os processos de divulgação da produção científica

Índice de vídeos da disciplina

  1. ANOVA, MANOVA, ANCOVA e MANCOVA. Quais as diferenças? Quando indicar?
Superintendência de Tecnologia da Informação