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Enfermagem

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Disciplinas

OBJETIVOS
Promover o aprendizado de conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva, aplicados à Atenção Básica, tomando como eixo norteador as necessidades de saúde dos grupos sociais.

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.

Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem, visando atenção integral e humanizada às necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. É fundamental que se estruture, de maneira sistemática e completa, o ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva aplicados à Atenção Básica, de forma a fundamentar o ensino das bases do cuidado e do planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem na Atenção Básica. Além disso, esta proposta pretende ampliar o escopo do ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva para o cuidado aos grupos sociais, para além do cuidado aos indivíduos/famílias.

SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos módulos “Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais, Enfermagem como Prática Social”, “Bases para ação educativa”, “Avaliação de indivíduos e famílias” serão integrados aos conhecimentos e práticas de Saúde Coletiva, por meio da aplicação de conceitos e instrumentos de Saúde Coletiva na atenção a famílias de diferentes grupos sociais, residentes nos territórios das Unidades Básicas de Saúde. Esse conjunto de saberes possibilitará o desenvolvimento de práticas voltadas às necessidades de saúde dos grupos sociais dos territórios de práticas, a partir de projetos de cuidados a famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
I. Referentes à ação docente:
1) Possibilitar a compreensão da organização do trabalho e do modelo assistencial, a partir da discussão dos dados obtidos pela aplicação de roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica, durante as atividades práticas;
2) Discutir as políticas estatais de saúde no Brasil e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, como resposta às necessidades de saúde de grupos sociais, partindo-se das famílias residentes nos territórios de práticas;
3) Orientar a elaboração e implementação de projetos de cuidado de enfermagem para responder às necessidades de saúde de grupos sociais, a partir de projetos de cuidado às famílias.

II. Referentes à ação discente:
1) Aplicar o roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica durante a participação nas atividades;
2) Elaborar projetos de cuidado de enfermagem em saúde coletiva voltados a necessidades de saúde de grupos sociais, a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde e considerando as políticas estatais de saúde.
1. Aplicar as Etapas do Processo de Enfermagem: coleta de dados (anamnese e exame físico), diagnóstico de enfermagem (análise dos dados - julgamento clínico e utilização da taxonomia da NANDA), planejamento (metas, objetivos e prescrições), implementação e avaliação da assistência de enfermagem, nas unidades de internações clínicas, à luz do Modelo Conceitual de Horta;
2. Caracterizar os estados de saúde-doença agudo, crônico, crítico e terminal.
- Apresentar os conceitos de reabilitação, participação, autonomia e autocuidado.
- Vivenciar, refletir e debater os aspectos relacionados à reabilitação com destaque na autonomia e gestão do autocuidado, em uma abordagem interdisciplinar e prática; bem como fornecer subsídios para a compreensão da relevância da participação das pessoas com deficiência, que representa um desafio de ordem social e econômica para o setor público e para os profissionais de reabilitação.
- Apresentar e discutir estratégias de gestão do autocuidado e capacitação de pessoas com deficiência com foco na autonomia e na participação, embasadas em experiências nacionais e internacionais com abordagem interdisciplinar.
- Discutir e analisar a legislação nacional e internacional que normatiza os direitos da pessoa com deficiência na perspectiva da saúde.
- Apresentar noções de inovações e pesquisas para o desenvolvimento da reabilitação de pessoas com deficiência.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO
O aluno já aprendeu a trabalhar com os instrumentos de reconhecimento das necessidades e nesse momento vai iniciar açöes de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso. A Unidade Básica de Saúde é reconhecida como a principal porta de acesso dos usuários ao SUS e deve se responsabilizar pela resolução de 80% dos problemas prevalentes em saúde.
Está em consonância com o perfil profissional estabelecido no PPP do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP.

SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Nesta disciplina, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos anteriormente serão integrados a novos conhecimentos e habilidades relativos ao cuidado na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica. A aplicação destes proporcionará aos estudantes exercitar o raciocínio clínico durante a realização das atividades teórico-práticas. Esse conjunto de saberes e ações possibilitará a adequação da prática do cuidado à realidade, bem como comporá o perfil generalista do profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS
l. Referentes à ação docente:
1. Instrumentalizar o planejamento e a implementação da assistência de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica.
2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas açöes voltadas à saúde do adulto e do idoso.
3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente).
II. Referentes à ação discente:
1. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica;
2. Prestar cuidados de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional;
3. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial de enfermagem e de saúde na Atenção Básica
Desenvolver habilidades cognitivas, técnicas, interpessoais e ética para o atendimento sistematizado das urgências e emergências clínicas, traumáticas, ginecológicas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas de maior prevalência nos serviços de saúde.
Que o aluno seja capaz de: prestar assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso internados em unidades hospitalares, a partir do desenvolvimento das etapas do Processo de Enfermagem: coleta de dados (entrevista e exame físico), diagnóstico de enfermagem (análise dos dados - julgamento clínico e utilização da taxonomia da NANDA-I, Inc.), planejamento (metas, objetivos e prescrições), implementação e avaliação da assistência de enfermagem, à luz do Modelo Conceitual de Horta.
1. compreender as bases teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo de drogas pela juventude, a partir das matrizes teórico-metodológicas da Saúde Coletiva;
2. analisar o desenho dos estudos sobre a temática nas diferentes abordagens teórico-metodológicas;
3. conhecer as potencialidades e as limitações dos métodos e técnicas de pesquisa pra a apreensão do objeto, a partir das matrizes teórico-metodológicas da Saúde Coletiva.
Instrumentalizar os alunos de graduação para:
a) reconhecer a complexidade do consumo contemporâneo de drogas, identificando as principais abordagens no campo da prevenção de drogas;
b) identificar a epidemiologia do consumo de drogas no Brasil, a classificação das drogas e seus efeitos sobre o Sistema Nervoso Central (SNC);
c) discutir os prejuízos, as limitações e as repercussões sociais que podem advir do consumo de drogas;
d) identificar as práticas que apóiem a reorientação da política social pública relacionada à prevenção do consumo prejudicial de drogas.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Identificar necessidades de saúde de famílias de diferentes grupos sociais de um determinado território.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiam a proposição das práticas de Enfermagem, tendo como referência o Sistema Único de Saúde (SUS)

SITUAÇÕES NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA .
O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiarão módulos de semestres seguintes, o módulo “ações educativas e relacionamento humano na prática de Enfermagem” e “Enfermagem na Atenção Básica”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:

1. Facilitar a inserção do estudante no espaço universitário;
2. Proporcionar instrumentos e métodos que favoreçam a expressão do estudante em relação à heterogeneidade do grupo;
3. estimular a procura de material didático para instrumentalizar o estudante na busca de nexos entre a realidade observada e o substrato teórico que subsidiará a leitura e a interpretação de necessidades de saúde de indivíduos e famílias dos diferentes grupos sociais;
4. Promover e fundamentar a síntese entre a realidade observada e o conhecimento que subsidia a interpretação de tal realidade;
5. Mediar a identificação de necessidades de saúde dos grupos sociais de um determinado território;

Referente à ação discente:

1. Situar-se num grupo heterogêneo de estudantes, reconhecendo as diferenças e potencialidades individuais e grupais, e as atitudes necessárias para o desenvolvimento do trabalho;
2. Expressar seu universo de valores e visões de mundo no processo ensino-aprendizagem;
3. Organizar-se para o trabalho em grupo;
4. Conhecer os limites e as possibilidades da convivência do espaço universitário;
5. Compreender textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das idéias;
6. Adquirir conhecimento específico de conceitos, fatos, terminologias, dados e informações sociais de saúde ;
7. Incorporar os conceitos nucleares do módulo;
8. Identificar e discutir as políticas de saúde nos diferentes momentos históricos do país;
9. Identificar condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais, em determinado espaço geo-social (território);
10. Relacionar os processos saúde-doença às condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais;
11. Incorporar resultados de pesquisa, correlacionando-os a conceitos trabalhados no módulo, para ancorar a leitura e interpretação da realidade;
12. Obter e organizar dados referentes aos indicadores sociais e de saúde a partir dos sistemas de informação em saúde;
13. Reconhecer que necessidades de saúde são necessidades de reprodução social.
Referentes à ação docente:
1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias.
5. Estimular o aluno para interpretar os dados obtidos.
6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados;
9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.

Referente à ação discente:
1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4. Demonstrar destreza na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6. Exercitar o raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos.
7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença;
8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10. Discutir sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.

Referentes ao conteúdo:
1. Contextualizar a avaliação no processo de enfermagem.
2. Desenvolver conhecimentos e habilidades necessários à avaliação de indivíduos e famílias.
3. Enfocar as peculiaridades da avaliação de crianças com base nas características do crescimento e desenvolvimento.
4. Enfocar as peculiaridades da avaliação de adultos com base nos domínios funcional, fisiológico e psicossocial relevantes aos contextos situacionais do processo saúde-doença;
5. Enfocar as peculiaridades da avaliação de idosos com base nos conceitos de senescência e senilidade;
6. Enfocar as peculiaridade da avaliação de famílias com base nas dimensões estrutural, funcional e de desenvolvimento.
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Superintendência de Tecnologia da Informação