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Letras

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Disciplinas

Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre o ensino e aprendizado da literatura enquanto disciplina específica. Discutir questões teóricas que relacionam a literatura com a formação do indivíduo e do cidadão, bem como sua presença e papel no processo institucional de educação. Apresentar e discutir modelos de ensino-aprendizagem de literatura, enfocando a peculiaridade de cada gênero literário. Discutir os pressupostos críticos da configuração do cânone literário, a partir do estudo das mediações entre literatura e história. Refletir sobre os modos e práticas de leitura das obras literárias, sua história e importância enquanto ato individual e função social. Estudar os elementos de configuração do sistema literário. Refletir criticamente sobre a natureza e a função da experiência literária na sociedade contemporânea.
Fornecer um repertório de textos representativos da Antiguidade clássica de forma a propiciar aos alunos matéria de reflexão sobre questões literárias.
Apresentar aspectos teóricos e práticos da língua portuguesa, para que os profissionais da área de Letras sejam capazes de compreender a produção do texto escrito, fornecendo-lhes instrumentos para a pesquisa e o ensino de português.
Pretende-se oferecer um núcleo mais dedicado à cidade e ao espaço privado, público e todos os fenômenos denominativos aí presentes. As cidades analisadas diacronicamente, como as capitais paulista e carioca, devem oferecer subsídios aos mais variados tipos de estudos sobre o espaço urbano, bem como a reflexão da transformação deste espaço e do nome como preservação da memória do grupo. Nesta reflexão apresentam-se, ainda, as possíveis interfaces da toponímia com o turismo, revelando o espaço de modo diferenciado. Por fim, destacando as relações entre nomes pessoais e de lugares, revela-se a formação do sistema antroponímico ocidental e os fenômenos psicológicos, aspectos legais e antropológicos a ele inerentes em sua resultante atual.
Apresentar ao aluno de Graduação uma Introdução à Filologia, stricto e lato sensu. Mostrar a necessidade de busca do texto fidedigno, como edição de documentos, manuscritos ou impressos. Valorizar o estado de língua em que foi escrito originalmente o documento. Tratar o texto escrito como objeto histórico e sociocultural, e como testemunho privilegiado da língua, levando o aluno a reconhecer a importância de trabalhar, na pesquisa e no ensino, com edições fidedignas.
O que a atividade do autor como crítico ou tradutor indica sobre a sua criação artística? Como a tradução de suas obras representa uma sobrevida capaz de dotá-la de valor e revelar novos sentidos políticos? Este curso propõe um estudo de quatro escritores da tradição brasileira e anglo-americana – Machado de Assis, Henry James, Virginia Woolf e George Orwell –, procurando compreendê-los em sua atuação como críticos e/ou tradutores e, ao mesmo tempo, examinando alguns exemplos concretos de negociações literárias e políticas, em diferentes contextos nacionais e históricos. Como apoio teórico, conduziremos uma reflexão sobre a Literatura Comparada a partir dos estudos de Barbara Cassin e Emily Apter sobre os intraduzíveis, e também das experiências e considerações de Auerbach e Leo Spitzer em torno do conceito de Weltliteratur.
Proporcionar ao aluno conhecimento de uma língua indígena que, num determinado momento da História brasileira, teve larga veiculação, bem como oferecer elementos básicos para o estudo de brasileirismos e treinamento para investigação de campo em línguas indígenas.
Apresentar a poesia religiosa armênia; apresentar poemas da tradição trovadoresca da literatura armênia.

O curso visa a fornecer instrumentos práticos para que os profissionais da área de Letras possam analisar e interpretar textos da literatura armênia, capacitando-os a discutir problemas concernentes à narrativa e às relações entre literatura e sociedade.
Apresentar as diversas formas de manifestações artísticas e culturais armênias.
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