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Letras

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Disciplinas

Esta disciplina visa a que o aluno avance no trabalho de perceber e interpretar o funcionamento discursivo da língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e continuar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.
Entendendo o aprendizado de uma língua estrangeira como um processo, esta disciplina visa a que o aluno tenha os primeiros contatos com a língua espanhola e adquira, com relação a esta, o distanciamento necessário a partir de: a) da observação e análise das grandes zonas em que o funcionamento do espanhol se aproxima e se distancia do português brasileiro; b) a quebra da freqüente identificação imaginária da língua espanhola com uma língua formal; c) tratamento da variedade interna do espanhol e da que surge da comparação entre ele e o português brasileiro à luz de processos sócio-históricos superando assim a visão da língua como um estoque de palavras, de sons e de frases; d) e uma abordagem que rompa com a visão da língua como um mero instrumento.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Iniciação nas várias possibilidades de comparatismo literário entre as literaturas de língua portuguesa, discutindo aspectos teóricos e críticos. Este recorte do programa prevê ainda um estudo das relações interdisciplinares e intersemióticas do texto literário em relação às demais séries da cultura. Serão abordados textos poéticos paradigmáticos das tendências modernistas e contemporâneas, aproximados dentro de uma perspectiva comparada, de forma a evidenciar o que existe de próprio e de comum entre essas literaturas nacionais.
Esta disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e iniciar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.
Apresentar o aluno a um modelo formal de investigação sintática (a Teoria de Princípios e Parâmetros) através da análise de estruturas de diversas línguas, com particular ênfase no português brasileiro. Levar o aluno a reanalisar descrições e definições da tradição gramatical a partir desse modelo e a formular hipóteses sobre fatos linguísticos não considerados nessa tradição. Propiciar ao aluno um conjunto explícito de generalizações sobre as propriedades sintáticas das línguas naturais em geral e do português brasileiro, em particular, que possa subsidiar sua futura atuação em sala de aula quer no ensino de língua materna, quer no ensino de línguas estrangeiras.
O objetivo do curso é preparar os alunos à análise fonológica num percurso que intende esclarecer a estrutura fonológica do português brasileiro em sua interação com a morfologia e a sintaxe.
Levar o aluno a: (i) examinar o desenvolvimento da linguagem nos vários níveis de linguagem, como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica;
(ii) analisar diferentes propostas teóricas e metodológicas para o estudo do desenvolvimento da linguagem.
(iii) compreender o que é a consciência fonológica, que afeta os processos de aquisição de linguagem oral e escrita, capacitando o futuro professor (de português ou de outras línguas) a identificar problemas relacionados a consciência fonológica em sala de aula.
Dar ao aluno instrumental teórico para descrever e explicar fenômenos diversos da fonologia das línguas naturais dentro dos quadros teóricos estruturalista, gerativista e da otimidade. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas fonológicas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
O curso – monográfico e com programa variável – é uma iniciação aos problemas fundamentais da teoria da literatura comparada e à análise comparativa de obras literárias. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a relação entre diversas tradições literárias, da literatura com outras artes e dos estudos literários com outras disciplinas, o curso apresenta algumas das principais correntes da literatura comparada. Como parte do processo de aprendizagem, ao aluno é solicitada uma série de atividades culturais, tais como visita a museus e exposições diversas, apreciação de filmes e peças de teatro, entre outras.
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