Carregando
Página inicial »Biológicas » Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Há 339 vídeos disponíveis em 146 disciplinas desta profissão
146 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Auxiliar os alunos a identificar, definir, conceituar e adquirir as noções fundamentais sobre a Anatomia do Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Pele e Anexos, bem como sobre os diferentes métodos de sua abordagem. Ainda fornecer elementos básicos na preparação para a prática médico-veterinária, facilitando a formação de alunos pensantes e capazes de compreender e agir conforme os princípios profissionais éticos, através de conceitos, descrição de estruturas, forma e função dos elementos.
A disciplina compreende a verificação do histórico e dos sintomas associadas às alterações funcionais e/ou metabólicas que acometem os pequenos animais, principalmente cães e gatos. O intuito será de desenvolver metodologia para o raciocínio que irá relacionar os achados clínico-laboratoriais com as principais doenças que possam estar envolvidas. O curso teórico e prático permitirá, com base nas informações referidas, a determinação quanto a etiologia, diagnóstico provável, prognóstico,tratamento e profilaxia.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de fisiopatologia da gestação e periparto,
capacitando-os a realizar diagnósticos, tratamentos e manobras obstétricas em animais de companhia, ruminantes e equídeos.
A disciplina de Semiologia tem por objetivo o aprendizado dos meios e métodos de exame clínico dos animais domésticos, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária um treinamento dos principais métodos utilizados na exploração clínica (semiotécnica), bem como a sua interpretação (propedêucita). , possibilitando o reconhecimento dos sintomas das doenças que acometem os animais domésticos, bem como a execução e interpretação de exames laboratoriais subsidiários, necessários ao estabelecimento do diagnóstico.
reconhecer os perigos que podem ser transmitidos por alimentos e as medidas de controle para os diversos perigos;
- compreender as etapas de implantação, implementação e avaliação contínua das ferramentas de controle da segurança dos alimentos nas diferentes etapas de produção dos alimentos de origem animal;
- entender o papel dos órgãos oficiais de controle na mitigação dos riscos e discernir a competência de cada esfera na normatização e fiscalização das ações nos diferentes estabelecimentos/empresas;
- identificar os itens que compõem as Boas Práticas de Fabricação (BPF), as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
- identificar os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
- compreender a relação entre BPF x HACCP x Microbiologia Preditiva (MP) x Análise de Risco (AR)
- entender o papel da análise laboratorial dos alimentos no contexto da segurança dos alimentos.
Reconhecer os perigos que podem ser transmitidos por alimentos e as medidas de controle para os diversos perigos; - compreender as etapas de implantação, implementação e avaliação contínua das ferramentas de controle da segurança dos alimentos nas diferentes etapas de produção dos alimentos de origem animal;- entender o papel dos órgãos oficiais de controle na mitigação dos riscos e discernir a competência de cada esfera na normatização e fiscalização das ações nos diferentes estabelecimentos/empresas; - identificar os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; - entender o papel da análise laboratorial dos alimentos no contexto da segurança dos alimentos.
Essa disciplina tem o objetivo de estudar as causas (etiologia), mecanismos de instalação (patogenia) e sintomas das principais enfermidades de cães e gatos, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária o aprendizado dos principais métodos utilizados no diagnóstico das enfermidades e no seu tratamento médico, bem como oferecendo aos alunos sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre as cirurgias utilizadas em animais de companhia
Ser capaz de construir a cadeia epidemiológica das principais doenças parasitárias dos animais domésticos. Ser capaz de adotar as medidas de prevenção adequada a cada elo da cadeia epidemiológica. Valorizar as medidas profiláticas e terapêuticas mais adequadas e seguras que possam contribuir no controle e/ou erradicação da doença na população animal e quando aplicável à espécie humana. Descrever a patogenia das principais doenças parasitárias dos animais.
A disciplina objetiva o estudo da etiopatogenia, do quadro sintomático, da terapêutica e da profilaxia dos principais quadros mórbidos que acometem os equinos de tração, esporte e lazer.
São objetivos da presente disciplina capacitar o aluno a formular hipóteses, delinear experimentos e organizar a coleta de dados. Também são objetivos da disciplina proporcionar subsídios para a interpretação e avaliação crítica de dados disponíveis na literatura corrente.
146 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação