Carregando
Página inicial »Biológicas » Medicina e Ciências Médicas

Medicina e Ciências Médicas

Há 164 vídeos disponíveis em 40 disciplinas desta profissão
40 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso Central e Periférico, inclusive dos órgãos dos sentidos especiais e, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal; identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo, de maneira específica e integrada
O estudante da área de saúde, nas atividades nos cenários de práticas, torna-se cuidador precoce e às vezes depositório de angústias, dores e anseios de familiares e pacientes. .Consideramos que a universidade tem um papel importante na construção, multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de propostas que melhorem as condições de vida e saúde dos estudantes. É importante propiciar uma disciplina que auxilie o estudante a gerenciar seus anseios e angustias e o autocuidado para diminuir a vulnerabilidade do estudante durante sua permanência na Universidade, pois o sofrimento psicológico pode ter implicações no processo de aprendizagem e do seu futuro profissional.
Acontecimentos e pesquisas contemporâneas apontam que tal visão crítica, precisa incluir reflexões (e ações) sobre processo pessoal de saúde-doença-cuidado. Dito de outra forma, a oferta de um cuidado integral para o outro está atrelado ao cuidado de si, também pode e precisa ser integral. A partir da perspectiva da promoção da saúde, entende-se que parte essencial deste cuidado sejam abordagens que valorizem e fortaleçam práticas (individuais e coletivas) que favoreçam a saúde e a percepção de bem-estar/felicidade.


Espera-se que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a:
• Identificar, compreender e praticar o conceito ampliado de saúde no cuidado de si;
• Aprender conceitos de promoção da saúde em diferentes dimensões;
• Realizar, refletir e avaliar o impacto de práticas voltadas a promoção da própria saúde e bem -estar
- Apresentar aos alunos da pós-graduação quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que necessitam ser desenvolvidas para possibilitar, a partir da concepção da ideia, a obtenção de uma marca e patente.
- Estimular a criatividade do pós-graduando na geração de produtos inovadores, que possam se tornar marcos com seu domínio institucional garantido.
- Fornecer noções fundamentais de fisiopatologia e clínica das doenças gastrintestinais
- Propiciar ao aluno oportunidades de treinamento junto a pacientes portadores de doenças gastrintestinais em ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico.
Permitir um melhor treinamento em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos básicos no campo da Pediatria, oferecendo oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores. Capacitar o aluno a realizar o diagnóstico e o tratamento dos problemas de saúde que afetam o lactente, o pré-escolar e o escolar
Apresentar as bases conceituais sobre a metodologia analítica de dados derivados de pesquisa clínica.
Abordar e discutir as principais alterações genéticas observadas nos tumores e as possíveis aplicações de marcadores moleculares na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos do diagnóstico por imagem no que diz respeito às indicações clínicas, principais achados e diagnósticos diferenciais.
40 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação