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Enfermagem

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Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
1. Compreender que a investigação deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica.
2. Conhecer os componentes básicos que estruturam um projeto de investigação em Saúde Coletiva.
3. Proporcionar bases para a elaboração do projeto de pesquisa, considerando todas as etapas: definição do problema e objeto de estudo; quadro teórico geral e específico; questão orientadora ou hipóteses/pressupostos de pesquisa; e técnicas e instrumentos de coleta de dados mais utilizados no campo da Saúde Coletiva.
4. Identificar os problemas mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa e os caminhos para a sua superação.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psicobiológicas e socioculturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psico-biológicas e sócio-culturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
Estimular a análise reflexiva sobre os papéis sociais da mulher; proporcionar
elementos teóricos para a compreensão de questões que influenciam a saúde da mulher,
baseando-se no referencial de gênero enquanto uma categoria de análise; e contribuir para a
compreensão da fundamentação teórica para as pesquisas relacionadas às questões de
gênero na saúde da mulher, com enfoque interseccional entre gênero, raça e classe.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
1) Analisar a situação de saúde das mulheres e seus determinantes sociais, econômicos e culturais, considerando as Diretrizes das Conferências Internacionais sobre Mulher, População e Desenvolvimento, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

2) Identificar os principais obstáculos para o alcance de justiça e igualdade para as mulheres nos campos de saúde e desenvolvimento;

3) Identificar estratégias para a melhoria da saúde da mulher na perspectiva da Atenção Primária à Saúde.
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência para o cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e organização/gestão do cuidado integral e dos serviços de saúde.
Para tanto, o estudante deverá reconhecer e relacionar a área de abrangência da UBS como espaço de produção da saúde e doença da população adscrita; identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária de saúde e do SUS; identificar e analisar o modo como a população utiliza o serviço. Identificar necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, iniciar a formulação de problemas, elaborar e executar ações de cuidado nas dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais presentes no processo saúde-doença nas diferentes fases do ciclo vital (criança, adolescente, adulto, idoso, considerando as questões de gênero); realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizaram enquanto estudante e futuro profissional; participar de ações que fortaleçam a articulação universidade-serviço visando a integralidade da atenção.
Cabe ao professor ajudar o estudante a identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária em saúde e do SUS; promover inserção do estudante na UBS de modo que este possa observar e realizar ações de cuidado de enfermagem na perspectiva da integralidade a usuários na UBS, no domicílio e na comunidade; estimular o estudante a realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizam enquanto estudante e futuro profissional; estimular o estudante a identificar, analisar, relacionar, sistematizar as vivências, fomentando a articulação com os conceitos teóricos que sustentam tais práticas; mediar situações de conflito intragrupal, sinalizando elementos da dinâmica de relações interpessoais com vistas ao trabalho em equipe e gestão da equipe de enfermagem; acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do estudante e do grupo e adequar estratégias pedagógicas.
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