Todos nós já ouvimos que temos que estudar a vida inteira. Isso também acontece na vida dos professores, em um processo contínuo de aprendizagem.
Essa é uma das questões que são discutidas nessa primeira parte da aula sobre formação do professor.
Com depoimentos dos professores da Faculdade de Educação José Cerchi Fusari e Maria Isabel de Almeida.
O objetivo dessa primeira aula é situar os futuros professores nos debates mais recentes da Educação, a partir da questão: "para que serve essa escola que frequentamos hoje?"
Entrevista com os professores Elie Ghanem e Carlota Boto, da Faculdade de Educação - USP. sobre a função social da escola.
O século XX foi marcado por três grandes pensamentos no âmbito da pedagogia: a Escola Nova, a Escola Tecnicista e as Pedagogias críticas.
Essa aula se debruça sobre esses pensamentos.
Com depoimentos das professoras Cecília hanna Mate e Paula Vicentini, ambas da Faculdade de Educação - USP.
Primeira parte da aula tratando sobre o currículo de uma escola.
A visão de que currículo é a relação de conteúdos a ser ensinado na escola já é ultrapassada. O currículo é um recorte da cultura e uma opção que os professores e os sistemas de ensino adotam com relação ao que vai ser ensinado, como vai ser ensinado e como será avaliado.
Com depoimentos das profas. dras. Adriana Bauer e Elba Siqueira de Sá Barreto.
Segunda parte da aula tratando sobre o currículo de uma escola.
A chegada do século XXI trouxe também mudanças significativas para o currículo. Experiências, conhecimentos e atividades de ensino, até então pouco enfatizadas, passaram a fazer parte do trabalho escolar. Isso se deve aquelas mudanças sociais discutidas nas aulas anteriores.
Os currículos pararam de dialogar com as culturas dominantes e agora tentam englobar sobre todas as culturas que coabitam a sociedade contemporânea.
Com depoimentos das profas. dras. Adriana Bauer e Elba Siqueira de Sá Barreto.